terça-feira, 24 de maio de 2011

RELATÓRIO SEMANAL - DATA: 12/05/11 A 18/05/11 - SEMANA Nº 11

1. Ações previstas para semana
Pesquisar a respeito do mecanismo de abertura da janela composto por diafragma e portas lógicas, a fim de verificar a sua viabilidade. Além disso, estudar o funcionamento do pushbutton no drive de CD.
2. Ações realizadas na semana
Como previsto, foi desenvolvida a pesquisa sobre o mecanismo, mas ainda são necessárias informações para tornar o sistema mais claro e compreensível. O pushbutton também foi estudado e chegamos à conclusão que ele funciona como uma chave abre-fecha.
3. Pendências principais
Definir se o mecanismo do diafragma será realmente adotado como sensor e iniciar o seu desenvolvimento.
4. Dificuldades principais
Entender o funcionamento e a montagem, na prática, do circuito com portas lógicas.  
5. Materiais práticos a providenciar
Como o mecanismo ainda está sendo estudado, não será necessário nenhum material prático.
6. Materiais teóricos a providenciar
Informações a respeito do funcionamento de um diafragma e de portas lógicas. Além disso, é preciso entender como esse sistema será conectado ao sistema de abertura e fechamento do drive de CD.
7. Contatos a realizar
Será necessário buscar ajuda junto a profissionais da área de eletrônica para a montagem do circuito pretendido.
8. Ideias a explorar
Devemos explorar o funcionamento do mecanismo proposto para o sensor e a adaptação do mesmo ao drive de CD.
9. Encaminhamentos para a semana seguinte
A próxima semana deverá ser dedicada a mais pesquisas sobre o mecanismo ou à pesquisa de novas ideias. Também é desejável um contato com profissionais da área de eletrônica.
10. Encaminhamentos para as semanas posteriores
Se concluirmos que o sensor com diafragma atende às nossas demandas, daremos início à sua construção junto a profissionais que possam nos auxiliar.
11. Cumprimento do cronograma
As atividades do grupo estão adequadas à etapa de “desenvolvimentos dos projetos” prevista no cronograma.
12. Avaliação do andamento do projeto
O trabalho está em um bom ritmo de desenvolvimento, ainda que sua construção física esteja um pouco prejudicada devido à dificuldade em definir um mecanismo viável que funcione como sensor de chuva.
13. Observações e comentários gerais

MAIS IDEIAS PARA O SENSOR

A pesquisa relacionada aos raios infravermelhos para o desenvolvimento do mecanismo do funil citado anteriormente não foi muito satisfatória. Poucos materiais são transparentes ao infravermelho e devido à especificidade de tais materiais, a construção do funil se mostrou inviável. Além disso, percebemos que esse mecanismo poderia ter um custo muito elevado para o projeto.

Da mesma maneira, concluímos que o uso do sistema de eletrodos submersos não seria compatível à janela, pois para eles serem acionados seria necessário um volume de água considerável. Até que a água da chuva conseguisse atingir o nível desejado em um reservatório, o ambiente interno da edificação já teria sido molhado.
Dessa forma, adaptamos a ideia do funil em outro sistema que poderia funcionar como sensor de chuva. No novo caso, o funil direciona a água para um diafragma que ao ser comprimido, provoca um contato que aciona uma porta lógica E (figura 1). A variação desse mecanismo é que o usuário poderia escolher se ele quer ou não que a janela seja fechada automaticamente. Essa escolha seria feita por meio de uma segunda porta lógica, que só seria acionada se o usuário selecionasse “SIM” para o fechamento automático (figura 2).   
Figura 1: croqui do sensor com mecanismo de diafragma. Ao ser comprimido pela água da chuva canalizada pelo funil, o diafragma permite a alimentação do sistema com determinada tensão. Como existe outra fonte de tensão ligada à primeira porta lógica, ela é acionada, permitindo o funcionamento da segunda parte do circuito.
Fonte: elaborado pelo grupo.




Figura 2: a segunda porta lógica recebe a tensão proveniente da primeira porta lógica. Se o usuário selecionar SIM para o fechamento automático da janela, ela também receberá tensão de outra fonte e, portanto, permitirá o funcionamento do restante do circuito, isto é, o fechamento da janela. Caso o usuário escolha NÃO, a porta lógica não será alimentada pela segunda fonte e por isso, o restante do circuito não funcionará. Logo, a janela não fechará sozinha.
Fonte: elaborado pelo grupo.

Para a implantação desse sistema, também será de grande importância pesquisar sobre o funcionamento do pushbutton, isto é, do botão de acionamento do drive de CD, para que saibamos integrar o sensor ao mecanismo de fechamento e abertura da janela.






quarta-feira, 18 de maio de 2011

RELATÓRIO SEMANAL - DATA: 05/05/11 A 11/05/11 - SEMANA Nº 10

1. Ações previstas para semana
Terminar de desmontar o drive de cd, verificar se o vidro e a água são opacos ao infravermelho, quais materiais seriam do funil e do reservatório e seus respectivos tamanhos, quem seria o receptor e o emissor de infravermelho e como conectar o sensor ao circuito. 
2. Ações realizadas na semana
A pesquisa sobre a opacidade do vidro e da água com relação ao infravermelho foi feita e o drive foi desmontado com sucesso.
3. Pendências principais
A principal pendência é sobre qual será o sensor a ser utilizado, uma vez que a pesquisa não apontou resultados positivos. 
4. Dificuldades principais
A principal dificuldade foi saber qual material poderia ser transparente ao infravermelho, para servir como funil. Porém, a nossa pesquisa não apresentou um resultado satisfatório sobre esses materiais.
5. Materiais práticos a providenciar
Como uma alternativa ao sistema com infravermelho, o grupo quer providenciar materiais que sirvam como eletrodos, que submersos em água, possam conduzir eletricidade.
6. Materiais teóricos a providenciar
Pesquisar sobre o sistema de condução de eletricidade usando eletrodos submersos.
7. Contatos a realizar
Por enquanto, o contato com o professor-orientador é suficiente.
8. Ideias a explorar
Devemos explorar a ideia da condução de eletricidade por eletrodos submersos.
9. Encaminhamentos para a semana seguinte
Tentar conseguir o material da janela.
10. Encaminhamentos para as semanas posteriores
Se a ideia da ultilização dos eletrodos atender às demandas do projeto, poderemos dar continuidade ao desenvolvimento da janela, no que diz respeito à parte estética e à incorporação do sistema com eletrodos ao circuito.
11. Cumprimento do cronograma
Estamos em dia com os cumprimentos do cronograma.
12. Avaliação do andamento do projeto
O grupo pensa que o projeto está com um bom andamento.
13. Observações e comentários gerais

terça-feira, 17 de maio de 2011

O DRIVE DE CD E O SENSOR

Uma vez conseguido o drive de CD, foi possível começar a desmontá-lo para investigar o seu funcionamento e eliminar os componentes que não seriam úteis ao nosso projeto. Feito isso, concluímos que o drive pode exemplificar satisfatoriamente a Janela Anti-Chuva, sendo necessário fazer apenas alguns tipos de acabamento para tornar sua aparência mais próxima à de uma janela real.
 
Figura 1: drive de CD desmontado para o projeto
Fonte: acervo do grupo.

 
 
 
 
 
 
 
 
A maior discussão agora é entorno do sensor de chuva. Constatamos que o mecanismo de boia utilizado nos vaporizadores de água não é adequado ao projeto e agora partiremos para a investigação de um novo mecanismo. Trata-se de um funil que canalizaria a água da chuva para um pequeno reservatório. Uma vez acumulada, a água bloquearia (ou desviaria) um sistema de transmissão de raios infravermelhos. Quando isso acontecesse, o circuito entenderia que a janela deveria ser fechada. O reservatório possuiria um sistema de escoamento em conta-gotas, de maneira que ele se esvaziaria ao final da chuva e a janela abriria (a transmissão de raios infravermelhos voltaria a ocorrer normalmente). Existem muitas dúvidas acerca dessa ideia e será necessário pesquisá-la mais profundamente para verificar a sua viabilidade. 

Figura 2: croqui da ideia de sensor de chuva.
Fonte: elaborado pelo grupo.


quarta-feira, 4 de maio de 2011

RELATÓRIO SEMANAL - DATA: 28/04/11 A 04/05/11 - SEMANA Nº 9

1. Ações previstas para semana
Elaborar a última parte do formulário de descrição do projeto e colocá-la no blog, bem como regularizar a postagem de todos os relatórios semanais. Além disso, tentaremos conseguir um drive de cd para testar o seu funcionamento no projeto e pesquisar a respeito de vaporizadores de água.
2. Ações realizadas na semana
Como previsto, foi finalizado o formulário de descrição e foram postados os relatórios semanais desde a semana Nº 5. O drive de cd foi disponibilizado por um integrante da equipe e a pesquisa sobre vaporizadores foi desenvolvida.
3. Pendências principais
Verificar se o drive de cd é realmente adequado ao projeto da janela e decidir o mecanismo que será utilizado como “sensor de chuva”.
4. Dificuldades principais
Não houve dificuldades para a realização das ações previstas para a semana.
5. Materiais práticos a providenciar
Um drive de cd.
6. Materiais teóricos a providenciar
Informações a respeito do funcionamento de um vaporizador, bem como de sensores de chuva/umidade ou mecanismos que possam funcionar como tal.
7. Contatos a realizar
Por enquanto, o contato com o professor-orientador é suficiente.
8. Ideias a explorar
Devemos explorar a adaptação do drive de cd à janela, de maneira a entender quais partes do mesmo serão aproveitadas e quais partes da janela deverão ser construídas.
9. Encaminhamentos para a semana seguinte
Tendo em vista que o drive de cd foi disponibilizado, a próxima semana deverá ser dedicada ao entendimento de seu funcionamento e à sua adaptação ao projeto.
10. Encaminhamentos para as semanas posteriores
Se o drive de cd se encaixar às demandas do projeto, poderemos dar continuidade ao desenvolvimento da janela, no que diz respeito à parte estética e à incorporação do sensor de chuva/umidade ao circuito.
11. Cumprimento do cronograma
Estamos atrasados no que diz respeito à elaboração do formulário de descrição do projeto e dos relatórios semanais. A obtenção do drive de cd, entretanto, está adequada à etapa de “desenvolvimentos dos projetos” prevista no cronograma.
12. Avaliação do andamento do projeto
Ainda que o trabalho tenha sofrido um atraso devido à dificuldade de definição do tema, acredita-se que agora a parte referente a formulários e relatórios tenha sido regularizada. O desenvolvimento do projeto deveria estar mais adiantado, porém, com a obtenção do drive de cd, será possível acelerar as atividades.
13. Observações e comentários gerais

DEFININDO O MECANISMO DE ABERTURA DA JANELA


Figura 1: croqui do sistema de abertura da janela.
Fonte: elaborado pelo grupo.

Como pode ser observado no formulário de descrição do projeto, havíamos previsto a utilização de um sistema composto por motor, cremalheira e engrenagem para a abertura da janela. Entretanto, após a discussão dessa questão com professor-orientador, decidimos utilizar um drive de cd, que incorpora em seu interior todos esses elementos e constitui um sistema elaborado com maior precisão. Dessa forma, eliminaremos a dificuldade de ter que construir o mecanismo de abertura. O drive de cd poderá ser conseguido por algum membro da equipe ou adquirido por um preço baixo, o que reduzirá os custos do projeto.

No que diz respeito ao sensor para acionar a janela, foi nos aconselhado pesquisar a respeito de vaporizadores de água, tendo em vista que eles desligam automaticamente na ausência de água em seu interior. 
Figura 2: Interior de um drive de cd

RELATÓRIO SEMANAL - DATA: 21/04/11 A 27/04/11 - SEMANA Nº 8

1.      Ações previstas para semana
Nesta semana pretende-se esquematizar os mecanismos do projeto através de um desenho, a fim de realizar uma listagem a respeito dos possíveis materiais a serem utilizados na execução do mesmo. Iniciaremos, também, as postagens no blog, criado nas semanas anteriores, pelas seguintes informações: Apresentação; Brainstorn; Formulário de Descrição. Além dessas atividades, está prevista para mesma semana a edição do design do Blog.

2.      Ações realizadas na semana
Como previsto, as atividades propostas foram cumprias com êxito. Definimos os possíveis materiais para a concepção do projeto, colocamos à disposição as informações a respeito do grupo e do trabalho no Blog e fizemos a edição do mesmo.

3.      Pendências principais
Relacionar o mecanismo de funcionamento da Janela Anti-Chuva com opções de mecanismos e materiais já existentes e que desenvolvam funções similares os quais possam ser reutilizados nesse projeto.

4.      Dificuldades principais
Encontrar mecanismos que, em seu “habitat natural”, desempenham as mesmas funções que serão necessárias para a concepção e funcionamento do projeto.

5.      Materiais práticos a providenciar
A equipe irá definir os materiais práticos na presente semana, não havendo, ainda, o que providenciar.

6.      Materiais teóricos a providenciar
Providenciar esquemas (desenhos) de mecanismos similares e informações a respeito de materiais utilizados em outros projetos a fim de determinar os materiais a serem usados no protótipo do grupo.
7.      Contatos a realizar
Por enquanto, o contato com o professor-orientador é suficiente

8.      Idéias a explorar
Devemos trabalhar em torno dos mecanismos de funcionamento da janela que se fecha automaticamente em caso de chuva, propondo materiais e métodos executivos além de pesquisar mecanismos já existentes que desempenham as mesmas funções necessárias para o funcionamento do projeto.

9.      Encaminhamentos para a semana seguinte
Reunir os materiais determinados na presente semana e buscar mecanismos e materiais alternativos que desempenham as mesmas funções que serão necessárias para a concepção do projeto.

10.   Encaminhamentos para as semanas posteriores
Após a obtenção dos materiais e determinação do método executivo, iniciar o processo de construção.

11.   Cumprimento do cronograma
As definições e decisões propostas para essa semana a respeito do projeto estão dentro dos prazos estabelecidos. Contudo, as postagens no blog das informações referentes ao grupo e ao trabalho serão feitas após o prazo estabelecido, apesar de os textos já estarem elaborados desde as primeiras semanas.

12.   Avaliação do andamento do projeto
O desenvolvimento do projeto está dentro do esperado, apesar de termos tido um pequeno atraso na escolha do tema. Espera-se que, com o esquema desenhado do funcionamento do projeto proposto, consigamos entender melhor os mecanismos e materiais que o compõe e, dessa forma, dar prosseguimento com o início do processo de construção do mesmo.

13.   Observações e comentários gerais

terça-feira, 3 de maio de 2011

RELATÓRIO SEMANAL - DATA: 14/03/11 A 20/04/11 - SEMANA Nº 7

1. Ações previstas para semana
Fazer o brainstorm.
Fazer o formulário.
2. Ações realizadas na semana
Brainstorm feito.
Formulário feito em parte.
3. Pendências principais
Questões que envolvem o orçamento e os materiais a serem utilizados.
4. Dificuldades principais
Saber qual o tipo de motor utilizar.
Saber qual tipo de sensor pode-se utilizar.
5. Materiais práticos a providenciar
Nenhum.
6. Materiais teóricos a providenciar
Materiais sobre funcionamento de sensores de chuva.
Materiais sobre tipos de motores.
7. Contatos a realizar
Nenhum.
8. Ideias a explorar
Dimensionamento da janela a partir do motor a ser utilizado.
9. Encaminhamentos para a semana seguinte
Continuar o formulário, postar o brainstorm e formulário no blog e decidir o tipo de motor e o tipo de sensor a ser utilizado.
10. Encaminhamentos para as semanas posteriores
Providenciar o motor e/ou o sensor.
11. Cumprimento do cronograma
Atrasado.
12. Avaliação do andamento do projeto
O projeto está atrasado, porém achamos que as idéias estão relativamente boas para seguirmos adiante.
13. Observações e comentários gerais
O grupo se compromete em melhorar o andamento do projeto.

RELATÓRIO SEMANAL - DATA: 06/03/11 A 13/04/11 - SEMANA Nº 6

1. Ações previstas para semana
Definir o tema e iniciar as publicações do blog.
2. Ações realizadas na semana
Foi definido o tema do projeto.
3. Pendências principais
Definição do projeto, elaboração do formulário de descrição, relatórios semanais bem como as demais postagens no blog.
4. Dificuldades principais
Definir um tema no qual tenha simultâneamente consistência e seja factível.
5. Materiais práticos a providenciar
Sem materiais práticos a providênciar.
6. Materiais teóricos a providenciar
Material de estudo e artigos a respeito de circuitos e sensores de chuva.
7. Contatos a realizar
Por enquanto, o contato com o professor-orientador é suficiente.

8. Ideias a explorar
Modelos de circuitos e sensores para aplicar no projeto.
9. Encaminhamentos para a semana seguinte
Elaborar os formulários de descrição de projeto. Criar o domínio do blog e seu design.
10. Encaminhamentos para as semanas posteriores
Publicar as informações já obtidas, bem como, nos adequar ao cronograma do projeto.
11. Cumprimento do cronograma
O projeto se encontra atrasado. 
12. Avaliação do andamento do projeto
Frente às inúmeras possibilidades de projetos, observou-se que a busca por um trabalho que atendesse às necessidades da discplina tomou mais tempo do que esperado.
13. Observações e comentários gerais
Cientes do atraso, nos prontificamos a adequar o cronograma em algumas semanas.