terça-feira, 24 de maio de 2011

MAIS IDEIAS PARA O SENSOR

A pesquisa relacionada aos raios infravermelhos para o desenvolvimento do mecanismo do funil citado anteriormente não foi muito satisfatória. Poucos materiais são transparentes ao infravermelho e devido à especificidade de tais materiais, a construção do funil se mostrou inviável. Além disso, percebemos que esse mecanismo poderia ter um custo muito elevado para o projeto.

Da mesma maneira, concluímos que o uso do sistema de eletrodos submersos não seria compatível à janela, pois para eles serem acionados seria necessário um volume de água considerável. Até que a água da chuva conseguisse atingir o nível desejado em um reservatório, o ambiente interno da edificação já teria sido molhado.
Dessa forma, adaptamos a ideia do funil em outro sistema que poderia funcionar como sensor de chuva. No novo caso, o funil direciona a água para um diafragma que ao ser comprimido, provoca um contato que aciona uma porta lógica E (figura 1). A variação desse mecanismo é que o usuário poderia escolher se ele quer ou não que a janela seja fechada automaticamente. Essa escolha seria feita por meio de uma segunda porta lógica, que só seria acionada se o usuário selecionasse “SIM” para o fechamento automático (figura 2).   
Figura 1: croqui do sensor com mecanismo de diafragma. Ao ser comprimido pela água da chuva canalizada pelo funil, o diafragma permite a alimentação do sistema com determinada tensão. Como existe outra fonte de tensão ligada à primeira porta lógica, ela é acionada, permitindo o funcionamento da segunda parte do circuito.
Fonte: elaborado pelo grupo.




Figura 2: a segunda porta lógica recebe a tensão proveniente da primeira porta lógica. Se o usuário selecionar SIM para o fechamento automático da janela, ela também receberá tensão de outra fonte e, portanto, permitirá o funcionamento do restante do circuito, isto é, o fechamento da janela. Caso o usuário escolha NÃO, a porta lógica não será alimentada pela segunda fonte e por isso, o restante do circuito não funcionará. Logo, a janela não fechará sozinha.
Fonte: elaborado pelo grupo.

Para a implantação desse sistema, também será de grande importância pesquisar sobre o funcionamento do pushbutton, isto é, do botão de acionamento do drive de CD, para que saibamos integrar o sensor ao mecanismo de fechamento e abertura da janela.






Nenhum comentário:

Postar um comentário